Consórcio é uma forma de união entre pessoas físicas e/ou jurídicas com o objetivo de adquirir bens ou serviços em um grupo. Esses grupos têm um prazo de duração e número de participantes garantidos e fornecidos aos consorciados, em condições iguais.
FALE COM UM ESPECIALISTA CLICANDO AQUI
Todos os membros do grupo criaram com um valor mensal, ou seja, formando uma poupança comum para a compra de um bem, como veículos, maquinários, imóveis, embarcações, entre outros.
Como funciona um consórcio?
Todo mês (ou no tempo estabelecido no contrato), um ou mais consorciados são contemplados com uma carta de crédito no valor estabelecido por meio de sorteio ou lance e adquirem o direito de compra do bem. Esse grupo é gerenciado pelas administradoras de consórcio, que reúnem pessoas com interesses em comum. Além disso, as próprias administradoras vendem as cotas para os interessados e gerenciam o consórcio por toda a sua duração.
O contrato para participar do grupo de um consórcio poderá abranger um bem móvel, imóvel, maquinário para sua empresa, equipamentos, formas de aquisição para um capital de giro ou outros serviços de qualquer natureza, relacionados ao segmento contratado. Após a contemplação, você escolhe o fornecedor que deseja adquirir o seu bem ou serviço, lembrando que uma administradora não pode obrigá-lo a comprar o bem em um vendedor por ela indicado.
Vantagens do consórcio
O consórcio apresenta diversas vantagens, como parcelamento integral do bem ou serviço, a diversidade de prazos para pagamento, o poder de compra à vista, a possibilidade mensal de obter o crédito por meio do sorteio ou do lance, ou até mesmo de acelerar o processo de contemplação com um lance livre. O consórcio é uma ótima oportunidade de formar e ampliar seu patrimônio, principalmente pela flexibilidade do uso do crédito.
O mesmo também pode ser uma opção de investimento seguro, especialmente para a compra de imóveis, sem burocracia e juros altos e oscilantes. O consorciado escolhe o bem e o bairro, e a administradora define um valor de parcela que não afeta o fluxo financeiro do cliente.
Diferente do financiamento, no consórcio não há cobrança de juros, apenas correção do crédito, e bem ou serviço adquirido no momento da contemplação, que pode ocorrer na primeira ou na última parcela. Além disso, o consórcio apresenta outros benefícios, como parcelamento com o perfil de cada um, menor burocracia e direito de escolha do fornecedor.
Como participar de um consórcio?
Participar de um consórcio pode ser uma ótima forma de fazer uma grande compra ou investimento sem ter que pagar o valor total à vista. Seguem os passos para participar de um consórcio:
- Pesquisa: faça sua pesquisa para descobrir quais consórcios estão disponíveis em sua área e quais se alinham às suas necessidades e orçamento.
- Entre em contato com o consórcio: Depois de identificar um consórcio de seu interesse, entre em contato com ele para obter mais informações sobre o processo e os requisitos.
- Revise os critérios de associação do consórcio e o processo de inscrição. Alguns consórcios podem exigir certas qualificações, como conhecimento técnico ou localização geográfica.
Em conclusão, os consórcios podem ser uma ótima opção para pessoas físicas e jurídicas que buscam uma forma de fazer grandes compras ou investimentos sem pagar tudo de uma vez. No geral, os consórcios podem ser uma ferramenta valiosa para alcançar estabilidade financeira e sucesso.
Deixe um comentário